Dica 6 - Perceba a melodia dentro do contexto da harmonia.
Antes de rearmonizar perceba como os acordes encaixam com a melodia. Além disso, tente rearmonizar utilizando acordes que tenham na sua formação a nota da melodia que está sendo tocada no momento.
Por exemplo, na música "Aclame ao Senhor" no refrão na parte "poder, majestade, louvores ao Rei" a harmonia original é:
| A F#m | Bm E | que poderia ser rearmonizada como: | A F#m | B9/D# E/D |
No louvor e adoração o foco principal do arranjador deve estar nas letras |
Para músicas de louvor e adoração procure rearmonizar utilizando a mesma função do acorde. E isso é imprescindível pois no louvor e adoração o foco principal do arranjador deve estar nas letras que estão sendo cantadas e na mensagem transmitida. Na maioria dos casos a rearmonização não deve descaracterizar a música. A princípio, o objetivo da rearmonização é somente dar um colorido diferente na música, causando interesse sem causar espanto no ouvinte.
É possível rearmonizar trocando a função dos acordes, mas para mudar o colorido do acorde sem descaracterizar a canção, o melhor é manter a função dos acordes. Na harmonia funcional precisamos pensar nas funções, ou seja, as sensações que cada acorde transmite. Sendo assim, temos as seguintes funções:
a) Repouso - Quando a harmonia relaxa, tendo um caráter conclusivo.
b) Tensão - Quando a harmonia contém o trítono causando instabilidade.
c) Meia tensão - É uma função intermediária entre as outras duas, com efeito meio suspensivo.
Há uma série de arranjadores que rearmonizam trocando a função do acorde de maneira interessante. Isto ocorre principalmente no Jazz ou em outros estilos instrumentais. Neste caso o objetivo é realmente causar impacto com a rearmonização. Já no estilo de louvor congregacional o foco não está prioritariamente ligado na música por si só, mas na música como ferramenta que transmite uma mensagem.
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